Hoje vamos explanar sobre o aparelho lingual. Vamos tentar tirar as suas dúvidas e esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre esse eficaz aparelho ortodôntico que cuida de problemas dentários.
Antes de começar a responder as perguntas que são mais frequentes entre os pacientes, tanto da internet quanto os que visitam o nosso consultório, vamos falar sobre a ortodontia lingual. Na verdade, a ortodontia lingual é um método de tratamento dentário que chegou como uma alternativa em relação aos aparelhos fixos convencionais. Contudo, a principal diferença é que o aparelho lingual foi criado para dar mais estética aos pacientes durante o tratamento. O tratamento com aparelho lingual possui vantagens e desvantagens. Vamos a seguir discorrer sobre as principais dúvidas.
Então, podemos considerar o tratamento com aparelho lingual um tratamento estético?
Verdade!
O uso do aparelho lingual é imperceptível aos outros, pois os braquetes são colocados por dentro da boca, logo atrás dos dentes, ficando em contato com a língua (por isso o nome!).
O uso do aparelho lingual dificulta a fala?
Em partes!
Você sentirá dificuldade em falar no início do tratamento, em especial nos três primeiros dias, depois a tendência é você ir se acostumando e essa dificuldade passar. Há uma certa restrição do uso do aparelho lingual em pacientes que dependem muito da fala na profissão, por exemplo, profissionais de canto. O tratamento com ortodontia lingual tende a atrapalhar a emissão dos fonemas extremamente corretos.
A higiene com o aparelho lingual é mais difícil?
Verdade!
A higiene é dificultada em função dos braquetes ficarem dentro da boca, o que a torna mais complicada. Tem gente que acha a higienização do aparelho convencional difícil, e olha que ele é colocado do lado de fora. Imagine o lingual! Existem outros tipos de tratamento que proporcionam uma melhor e mais fácil higienização. Nesse caso, podemos citar os alinhadores, que tem um processo de limpeza extremamente simples, muito por conta da possibilidade de remoção. Tal qual o uso do aparelho lingual, o uso de alinhadores também é um tratamento totalmente estético.
O aparelho lingual causa lesão na língua?
Em partes!
Por se tratar de um aparelho colocado dentro da boca, machuca um pouco mais a língua, mas não chega a causar aftas. O aparelho é arredondado, ou seja, é feito sem pontas, justamente para evitar, ou ao menos minimizar, esse tipo de problema. Agora, se o paciente já tiver aftas, o aparelho pode machucá-las ainda mais, o que é comum. Uma coisa importante a se destacar é em relação à quebra do aparelho, que pode acontecer, não é impossível. E isso pode aumentar os ferimentos na boca. Por isso é essencial se manter atento quanto a um eventual problema com o aparelho.
O tratamento com aparelho lingual é mais demorado do que os outros?
Mito!
O tempo de tratamento depende do que precisa ser corrigido, que varia de paciente para paciente.
Não. Às vezes é preciso começar o tratamento com Ortopedia e depois fazer Ortodontia. Entretanto, mesmo nesses casos, a Ortopedia melhora muito a displasia facial e faz com que a Ortodontia seja muito simplificada.
Não. A Ortodontia só iria corrigir a má-oclusão dental. A displasia facial não teria mais solução, a não ser cirurgia ortognática.
Tem sim. Na grande maioria das vezes é gente que não entende nada de Ortopedia, ou que nunca estudou esse método, ou então gente que repete o que outros dizem, sem saber o que está falando.